Gerenciamento de
Projetos
Todos os tipos e modalidades de contratos, público ou privado (a preço global, de preços unitários, concessões, entre outros) tem intrínseco um grau de risco que se revelará ao longo de seu desenvolvimento. Na maioria das vezes há desencontro de expectativas entre o que foi requerido, ou seja, o que foi escrito no contrato versus o que o cliente entende que deveria estar recebendo durante a execução do mesmo. Para melhor explicitar esse parágrafo, recorremos à uma metáfora muito utilizada por construtores que diz: “ o cliente contratou um fusca e está exigindo receber ferrari”. Isso porque os objetos contratados durante a fase de desenvolvimento da engenharia geralmente não cobrem 100% dos detalhes, ou seja, é comum que surjam hiatos e/ou novas necessidades ao longo da execução da obra que foi preliminarmente desenhada.
Conhecedores dessas eventuais contingências, é comum que a parte contratante crie condições de autoproteção no contrato visando seus interesses, evitando que a parte contratada pleitee pagamentos extras, frutos de serviços ou fornecimentos adicionais, que a seu juízo não foram contemplados no contrato original.
Nosso trabalho inclui a participação na análise dos documentos que compõem os editais de licitação como também gerenciamos a operação da engenharia contratual durante o transcorrer da execução do contrato. Para tanto, adotamos uma metodologia que engloba comunicações e registros entres as partes, incluindo os “stakeholders”, mitigando riscos e respaldando nosso cliente de imprevistos indesejáveis que possam comprometer o projeto ou, eventualmente, a empresa. Para tanto, adotamos uma metodologia que engloba comunicações e registros entres as partes, incluindo os “stakeholders”.
Dispomos de profissionais qualificados para apoiar nossos clientes na implantação do contrato, implantação dos processos de comunicação e controle e de que forma tratá-los dentro do contexto da execução de obra, gerindo todo o ciclo de vida do assunto (quando surge até o fechamento), desde o registro “vivo” dos fatos e circunstâncias bem como atribuindo responsabilidades às partes envolvidas. Participamos de reuniões específicas, suportando eventual solicitação de reequilíbrio econômico e financeiro do Contrato e garantindo que a Empresa e seus colaboradores não sofram nenhum contratempo administrativo e/ou legal relacionado aos Contratos e Projetos firmados, respeitando a Política de Compliance definida pela organização.
Com base na metodologia de tratativas dos assuntos e dos registros podemos dar todo o suporte ao nosso cliente visando o cumprimento das obrigações contratuais de lado à lado (faturamento, penalidades, prazos etc.), podendo até mesmo elaborar claims ou suportar a defesa de “claims” em contra.
Faz parte da Engenharia Contratual a análise detalhada dos riscos inerentes a execução de cada Projeto através de ferramentas específicas que disponibilizamos para avaliação do risco, eliminação e/ou mitigação e sua valorização.
A disciplina de efetuar corretamente os registros e monitorar o contrato vem preencher um espaço importante para detectar e evitar erros e riscos em consonância com o Sistema de Compliance da Empresa, combatendo comportamentos inadequados e ilegais dentro dos processos e decisões contratuais.